O que é a ReACT?

A Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (ReACT) é a maior reunião temática da antropologia no Brasil e mantém encontros bianuais de alcance internacional. As reuniões são organizadas pela Rede de Antropologia da Ciência e da Tecnologia - https://react.labjor.unicamp.br/ - formada por grupos de pesquisa de diversas universidades brasileiras. O objetivo principal da ReACT é promover pesquisas sobre diferentes abordagens sobre mediações da técnica e da tecnologia na vida social, práticas de conhecimento científicas em diálogos e tensões com práticas de conhecimento minoritárias. A ReACT acontece desde 2007 periodicamente e as inscrições são gratuitas. A IX ReACT será realizada entre os dias 21 e 24 de novembro de 2023, na Universidade Federal de Goiás, na cidade de Goiânia (Goiás), no Campus Samambaia. Esta edição traz o tema “Reactivando o perigo: chamados e ressonâncias diante das crises ecológicas” e tem como objetivo colocar em diálogo diferentes éticas ecológicas, modos de vivenciar o perigo e criar estratégias de adaptação e resiliência para habitar mundos em ruínas (Tsing, 2015), que são vividos no sertão do Brasil como mundos perigosos (Rosa, 2013). Nesta edição, organizada pelo Núcleo de Pesquisa Coletivo de Antropologia das Resistências e Ontologias Ambientais (CAROÁ), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o apoio da Rede de Antropologia da Ciência e da Tecnologia, receberemos principalmente pesquisadores provenientes de diferentes regiões do Brasil e da América Latina.

Será a primeira vez que a ReACT será sediada fora do eixo sul-sudeste, salvo a segunda edição, realizada em Brasília em 2011. Isso representa um importante processo de descentralização do conhecimento da antropologia e, especificamente, da antropologia da ciência e da tecnologia no âmbito nacional abrindo novas conexões com outras regiões do país, além das regiões sul e sudeste, e no âmbito internacional valorizando e divulgando a produção de antropologia da ciência e da tecnologia na América Latina. A partir da periferia, do sertão do Brasil, o evento é um chamado para descolonizar as redes de pesquisa e as políticas científicas. E, assim, ampliar e diversificar produções e abordagens relacionadas à antropologia da ciência e da tecnologia. A IX REACT dará continuidade à constituição da Rede da Antropologia da Ciência e da Tecnologia como um elo privilegiado de ligação entre: práticas e conhecimentos científicos e inovação e práticas e conhecimentos tradicionais (indígenas, camponeses, quilombolas, ribeirinhos, etc.).

comissaoorganizadora.ixreact@gmail.com